Instagram Feed

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!

Text Widget

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis

SOBRE NÓS

O Projecto

A ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, criou no final do ano 2002, o Projecto ProNatura, com o objectivo de envolver de uma forma activa a sociedade na floresta portuguesa.

Este projecto ajuda a dar uma resposta de sustentabilidade a empresas com empenho nas áreas de responsabilidade ambiental e social, em parceria com empresas Nacionais e Multinacionais que acreditam que é possível voltar a ter florestas, matas e espaços verdes no futuro.

O projecto ProNatura tem como principal objectivo reflorestar zonas ardidas, reabilitar áreas degradadas, valorizar matas, florestas e parques, entre outras acções. Nos últimos 10 anos tem sido um importante contributo para a conservação da natureza, em particular dos recursos florestais e silvestres associados, visando a diminuição dos impactos negativos causado pelos incêndios florestais e a conservação do solo, da água, da fauna e da flora.

Neste âmbito é dado particular destaque às áreas comunitárias, públicas e aos povoamentos florestais autóctones.

Em 2015 o Projecto Pronatura reinventou-se. Verificamos que existem algumas áreas que a principal intervenção que necessitam não passa em primeiro lugar pela reflorestação, mas sim por outras acções importantes para a manutenção da biodiversidade da floresta. Essas actividades estão aqui.

Objectivos para 2017

Até 2016 plantamos
820 mil árvores
Em 2017/2018 queremos
1.5 milhões árvores

O Projecto ProNatura tem por destinatárias áreas na posse ou sob gestão de entidades públicas, áreas comunitárias / públicas ou baldios, que tenham recentemente sido percorridas por incêndios florestais ou com clara necessidade de recuperação florestal ou ambiental.

Por outro lado, o estímulo à plantação terá por efeito multiplicador a intervenção de empresas e trabalhadores rurais, com os consequentes impactos sociais benéficos, sobretudo nos meios rurais.

As plantas florestais utilizadas no âmbito do ProNatura, são certificadas. O desenvolvimento do projecto tem por base o estabelecimento de uma parceria entre três tipos de entidades: a entidade promotora, no caso a ANEFA, as Empresas Parceiras (instituições e empresas com uma política de responsabilidade social ligada à conservação ambiental) e as Entidades Destinatárias, ou sejam as detentoras ou gestoras dos espaços onde as plantas florestais serão instaladas.

Em nome da floresta, o ProNatura agradece.

AJUDE-NOS A ATINGUIR OS OBJECTIVOS

Venha plantar connosco