A ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, criou no final do ano 2002, o Projecto ProNatura, com o objectivo de envolver de uma forma activa a sociedade na floresta portuguesa.
Este projecto ajuda a dar uma resposta de sustentabilidade a empresas com empenho nas áreas de responsabilidade ambiental e social, em parceria com empresas Nacionais e Multinacionais que acreditam que é possível voltar a ter florestas, matas e espaços verdes no futuro.
O projecto ProNatura tem como principal objectivo reflorestar zonas ardidas, reabilitar áreas degradadas, valorizar matas, florestas e parques, entre outras acções. Nos últimos 10 anos tem sido um importante contributo para a conservação da natureza, em particular dos recursos florestais e silvestres associados, visando a diminuição dos impactos negativos causado pelos incêndios florestais e a conservação do solo, da água, da fauna e da flora.
Neste âmbito é dado particular destaque às áreas comunitárias, públicas e aos povoamentos florestais autóctones.
Em 2015 o Projecto Pronatura reinventou-se. Verificamos que existem algumas áreas que a principal intervenção que necessitam não passa em primeiro lugar pela reflorestação, mas sim por outras acções importantes para a manutenção da biodiversidade da floresta. Essas actividades estão aqui.